Sobre Harry Potter



Harry Potter é uma série literária de aventuras fantásticas escrita pela britânica J. K. Rowling. É constituída por sete livros e, desde o lançamento do primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, ganhou grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo e deu origem a filmes, videojogos, entre outros itens. Mundialmente, a série Harry Potter vendeu cerca de 600 milhões de exemplares, até dezembro de 2011, em mais de 67 idiomas. O livro da série que mais vendeu foi Harry Potter e a Pedra Filosofal com cerca de 120 milhões de cópias comercializadas. Graças ao grande sucesso dos livros, Rowling tornou-se a mulher mais rica na história da literatura. Os livros são publicados pela Editora Rocco no Brasil e pela Editorial Presença em Portugal. Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Tom Marvolo Riddle conhecido pelos bruxos como Lord Voldemort ou como Aquele-que-não-deve-ser-nomeado. Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades.



J.K. Rowling


Joanne Kathleen Rowling, conhecida como J. K. Rowling é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Seus pais conheceram-se no início dos anos 1960, numa viagem de trem da estação King's Cross em Londres. A abreviatura K é de Kathleen, nome de sua avó preferida Kathleen Rowling, Christopher Little, agente literário da autora, e a Bloomsbury, sua editora, temendo que os garotos não leriam um livro escrito por uma mulher, pediram a Joanne que assinasse com as suas iniciais, não deixando transparecer que era uma mulher. Joanne pensou em J.Rowling, mas não atendia ao pedido de duas iniciais da editora e por fim acabou homenageando sua avó, criando uma assinatura que ficou muito famosa a partir de então.


Livros

Harry Potter e a Pedra Filsofal - 1997
Harry Potter e a Câmara Secreta - 1998
Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban - 1999
Harry Potter e o Cálice de Fogo - 2000
Harry Potter e a Ordem da Fênix - 2003
Harry Potter e o Enigma do Principe - 2005
Harry Potter e as Relíquias da Morte - 2007

Autora: J. K. Rowling
Editora Oficial: Bloomsbury
Editora Brasileira: Rocco



Filmes

Em 1999, Rowling vendeu os direitos de filmagem do primeiro livro de Harry Potter para a Warner Bros. por cerca de 1 milhão de libras

Harry Potter e a Pedra Filsofal  - 2001 - Chris Columbus
Harry Potter e a Câmara Secreta - 2002 - Chris Columbus
Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban - 2004 - Alfonso Cuarón
Harry Potter e o Cálice de Fogo - 2005 - Mike Newell
Harry Potter e a Ordem da Fênix - 2007 - David Yates
Harry Potter e o Enigma do Principe - 2009 - David Yates
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 - 2010 - David Yates
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 - 2011 - David Yates